sábado, 3 de setembro de 2011

Resenha: Percy Jackson e O ladrão de Raios

Heeeey meu povo,

Eu acabei de ver o filme do Percy (pela trilionésima centésima vez rsrsrsrs), e lembrei que tinha que postar a resenha sobre o livro.
Então, cá estou eu (meia zumbi devido ao horário rsrs).


Sinopse:

"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

O livro é perfeito. São poucas as histórias que conseguem ter um inicio tão perfeito quanto essa.
Geralmente os começos são falhos, e muito explicativos.
Para quem conhece a história, já viu os filmes ou já tem uma grande noção do que se passa, isso fica maçante.
Ou até mesmo para quem não conhece, as vezes, eles falam tanto sobre o assunto que a narrativa fica pesada.
Nesse caso porém, isso não aconteceu, o que claro, me fez admirar ainda mais o Riordan.

 

A trama é exatamente o que ela continua no decorrer dos livros ( não me levem a mau, está é uma resenha de alguem que já leu toda a série). Para quem viu o filme, bem, é uma outra história totalmente diferente rsrsrs (não que eu amei menos o filme ou o livro por isso)

Fora isso, é incrivel.
Incrivel a leveza da história (eu li em um dia), as idéias totalmente inovadoras do autor...
Ele criou um mundo novo em cima do mundo clássico, quase totalmente esquecido na nossa literatura hoje em dia.
A forma como ele recriou uma sociedade antiga e mitológica sobre todos os efeitos e desenhos da nossa modernidade é... admirável...


Outra coisa louvável dessa história, é como o Riordan conseguiu atingir todas as faixas de publico.
Não é uma história direcionada a um publico especifico. É algo unissex, capaz de atingir meninos e meninas, crianças ou adultos...
Não tem como rotular: Riordan escreve para tais pessoas.
E quando a história tem um campo tão grande de alcance o sucesso é imediato.

 


Não é apenas uma história para passar o tempo. É algo que te prende, te leva para um mundo completamente diferente do que vivemos, conhecemos ou estamos acostumados... E tudo isso sem deixar de lado tudo o que se encontra presente em nosso dia-a-dia.
Eu, enquanto lia, conseguia fazer o mundo inteiro ao meu redor sumir. Facilmente eu faço isso com as histórias, mas as histórias dele tem uma singularidade, que é o fato de que você consegue realmente acreditar que está vivendo aquilo. É como um 3D em palavras. É quase como se a realidade que ele criou saltasse das páginas e viesse morar dentro de nós, de nossas mentes.
 Não é como estar presenciando o que os personagens estão passando. É como passar junto.


Eu não sei porque eu me tornei tão fã dessa série.Sei apenas que foi paixão imediata.
Nao sei se foi a forma como o Riordan escreve, se foi as idéias inovadoras E clássicas dele, ou a leveza e 
singularidade da história.
Só sei que eu me apaixonei previamente pelo filme e posteriormente pelos livros.
E não canso de dizer a quem estiver aberto a  ouvir: leia, porque realmente  vale a pena.


Talvez, nada disso importe e o unico motivo do meu gosto seja que eu também seja um semideus.
Ah, vá lá, sonhar é divino, e não custa nada não é??


Bye XoXo Bye

2 comentários:

  1. Nossa essa serie é 20 de 1 a 10, é emoção do começo ao fim \o/
    Acabei de ler o quinto e ultimo livro da serie, e posso falar, a cada livro o Riordan se supera

    ResponderExcluir
  2. Amoo todos, mas o terceiro é, e sempre será, meu preferido *-*

    ResponderExcluir