quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ações mínimas com efeitos que são o máximo

Gente.
Eu tava lendo a Cláudia esses dias, e vi uma matéria que me chamou a atenção.
É essa do titulo. Na realidade, são “63 Ações mínimas com efeitos que são o máximo” no original, mas eu passei o pente fino e selecionei as que eu achei mais interessantes.
Espero que vocês gostem.

1 – Plante uma flor
 Cuidar de uma plantinha que viu nascer encherá você de orgulho e satisfação, e a casa de beleza. Além disso, quem gosta de bichos e plantas sabe quanto eles alimentam nossa vitalidade e a capacidade de sentir ternura.

2 – Acolha as criticas

Isso não significa concordar nem se submeter a opinião alheia, mas abrir-se para escutar. O comentário de quem trabalha ou vive com você poderá ajudá-la a se aprimorar. Antes de se irritar, pondere. Aproveite o que for útil, e descarte o que não serve.
A noite estrela - Vincente van Gogh

3 – Busque o lazer CULT
No sábado ou domingo, tome café da manhã com calma e programe logo cedo algo delicioso: uma exposição, um cinema, um show... 
O lazer cultural diverte, instiga e alimenta a alma.

4 – Seja DJ por um dia
 Selecione suas musicas preferidas e mais animadas, grave e escute toda vez que estiver perdendo o pique. Que sucesso!


5 – Use a feira como farmácia
Anda meio esquecida? Comer ovo alimenta a memória. Problemas de circulçao? Apele para o sulco de uva. E um segredo antienvelhecimento: coma três porções de frutas diferentes ao dia e cinco porções de vegetais crus – um suco verde ajuda a atingir essa cota diária. 

6 – Deseje sem culpa 
Você pode sim, querer mais dinheiro, mais conforto, mais realizações e prosperidade em sua vida. Batalhe pelo que quer. Ambição não é pecado e ajuda a focar e perseguir objetivos.

7 – Celebre o que é bom 
Um dia agradável, um almoço com uma amiga querida, um elogio que você recebeu quando menos esperava... Por que brindar apenas os grandes momentos se a vida está cheia de pequenas alegrias para festejar?

8 – Pare para respirar 
Se estamos apressadas demais, ficamos ofegantes, e a tendência é contrair o corpo. Ao longo do dia, habitue-se a fazer pausas para inspirar fundo e expirar lentamente. Essa prática relaxa, mantêm as funções orgânicas sob controle e potencializa o racicionio.


9 – Quebre o ritmo 
Um cinema com as amigas ou um almoço com os familiares no fim de semana parece banal, mas um simples desvio de rota comum enriquece o cotidiano e alivio o stresse. 

10 – Relaxe antes de dormir 
Se você cuida do seu sono, a beleza e o humor também terão um upgrade. Ao fim de um dia agitado, comece a desacelerar.
Escute musica suave e, ao deitar, concentre-se na sua respiração. Permita que imagens da correria se apaguem, passe a visualizar paisagens bonitas e pode começar a bocejar.

11 – Simplesmente sorria 
A psicoterapeuta Sandra Taiar, de São Paulo, caminha toda manhã no parque. Um dia, experimentou percorrer o trajeto sorrindo. Recebeu tantos olhares simpáticos de volta que passou o resto do dia feliz também. Tente você também, em ambientes variados. 

12 – Diga e aceite um NÃO 
Algumas vezes, recebemos pedidos difíceis ou chatos de ser realizados. Pode ser um favor, um empréstimo, ajuda... até sexo. Se não pode ou não quer, recuse.
Lembre-se de que os outros também tem direito de fazer o mesmo, e isso não é nenhum drama.

13 – Converse com os mais velhos 
Temos sempre o que aprender com idosos da família ou da vizinhança. Eles trazem noticias de outros tempos e valores que nos ajudam a refletir sobre o próprio envelhecimento. Abra-se para compartir historias, se emocionar ou rir com eles.

14 – tire Mini-Férias 
Não acumule o cansaço. Aproveite folgas, feriados ou fins de semana para fugas estratégicas, de preferência para perto da natureza. Uma caminhada na praia ou um banho de cachoeira fazem milagres


15 – massageie-se
Gaste alguns minutos para apertar e acariciar os ombros, a nuca e a cabeça.
Dê atenção aos pés e as mãos. Assim incrementa o bem estar, o auto-conhecimento e o amor-próprio.

16 – Desconecte-se por algumas horas 
Desligue a TV, o computadot, o Ipod, o Ipad... e verá como o seu grau de “eletricidade” cai. Observe então o fluxo dos seus pensamentos sem tantas interrupções externas. Sua mente se acalma e agradece.


17 – Aperte quem você gosta 
Esqueça os cumprimentos formais. Ao encontrar seus filhos, grandes amigos, amores da vida, ou até se despedir deles, dê um abraço. Forte mesmo!

18 – Curta o seu banho 
Não precisa ficar muito tempo na ducha não ( não dá mais para desperdiçar uma gota), mas, ao sentir a água escorrendo na pele, esqueça de tudo. Lembre apenas que a sujeira e o cansaço e as toxinas estão indo pelo ralo. Sairá renovada.

19 – Admire o espelho 
Acabe com essa mania de procurar pelos defeitos, rugas, cravos, pneus... coisas para “corrigir”. Chega de lado B.
Enxergue o seu lado A refletido ali e admire suas qualidades. Mesmo as mais subjetivas tornam-se visíveis diante de um olhar carinhoso.

20 – Diga Obrigada 
Expresse sua gratidão quando alguém lhe der alguma informação, um elogio, uma mãozinha, a vez no elevador...



E ai? O que acharam?
Eu achei MARA.
A gente precisa mesmo de coisas como essas na vida as vezes.
Não é?

Bye XoXo Bye

Um comentário:

  1. AMEI o post!!! Como sempre, veio na hora certa para mim! Vou utilizar cada uma dessas dicas!!!
    *-------*

    ResponderExcluir