segunda-feira, 14 de março de 2011

Os Lobos

Pessoal,

Eu vou falar pra vcs da trajetória dos lobos durante a literatura, ja q eles sao a minha mais recente paixão rrsrsr. Este post vai ser um poquinho diferente do resto, pq eu mesma vou fazê-lo e nao buscar referencias fora rsrs. Porque, como vcs sabem, eu sempre fui grande fã de mitologia, desde os nove anos, entao eu acho q não tem muito sobre esse tema q foge dos meus conhecimentos. Ainda assim, se verem algo errado, por favor me corrijam, porque muitas vezes a mente falha. Espero q gostem :D

Isso não é um fato recente, pois os lobos sempre estiveram presentes na literatura desde os tempo mais remotos. Veja, esse poema de Bocage. É um fato de que a mitologia dos lobos vem tomando espaço de muuito tempo atrás.

Profanador do Aónio santuário,
Lobisomem do Pindo, orneia ou brama,
Até findar no Inferno o teu fadário!



Esse fato se deriva da introdução da mitologia classica, presente em grandes partes do movimento literario.

Apesar do q muitos pensam, a historia do Lobisomem vem desde a época grega. A historia do lobisomem grega (q foi a q originou o termo: Licantropo) conta q um rei, chamado Licaão, serviu a Zeus com uma carne proibida, e esse, por vingança, transformou-o em lobo.

Depois disso, muitas historias foram surgindo... A base grega foi básicamente esquecida, mas, cada cultura adaptou a lenda a sua maneira.

A lenda q trata o lobisomem da forma como conhecemos surgiu (por incrivel q pareça) da lenda dos vampiros. No começo dessa lenda, os vampiros eram seres noturnos, q tinham capacidade de se transformar em qualquer animal da noite, e entre eles, o lobo. Com o passar da historia, e claro, a popularização da lenda de Bram Stocker e seu Drácula, q se transformava em morcego, a lenda do vampiro/lobo tomou dimensões diferentes, até ser adaptada a algo q chega bem perto do q é hoje. Por isso, as duas lendas tem tanto em comum, como o fato dos dois alimentarem-se de sangue.

Muitas outras historias tbm sao contadas sobre eles. Alguns povos, queimavam os corpos daqueles q tinham sido mortos considerados como Lobisomens, pq temiam q eles ressuscitassem como vampiros.

A Historia do nosso lobisomem da atualidade veio de Portugal. Aqui no Brasil, ela ganhou caracteristicas regionais, como as historias de q Lobisomens sao aqueles filhos nascidos depois de sete filhas, ou coisas do genero.

#Curiosidade: A unica mitologia q cita uma personagem feminina nessa historia, é a lenda de portugal, onde podemos encontrar as peeiras, ou fadas dos lobos, q podem liderar a alcateia, fazendo com q eles mantenham o controle

Hoje em dia, podemos encontrar lobos na maioria das obras de ficção. Vou citar as mais famosas e q eu costumo ler

Remo Lupin



Jacob Black



Sam



Pessoal, por enquanto é isso kkkkk to caindo de sono rsrsr é tenso vir da facul e postar... mas prometo q amanha eu acrescento mais, sem sono :D


Bye XoXo Bye

Um comentário:

  1. Esse Sam...é da Mercy Thompson? *.*

    Blog muitooo bom, muitos parabéns! =D É muit interessante o seu interesse por mitologia!!! ^^ DEvo confessar que também eu sou apaixonada por esse tema! ;)
    Muitos parabéns e tudo de bom!!! =)

    ResponderExcluir