quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia internacional das Mulheres *atrasado*

Geeente,

Eu nao postei ontem pq tive pequenos probleminhas para chegar até o pc kkkkkkk (na realidade, para ligá-lo kkkkkkkkk) mas, hoje estou eu aqui, firme e forte *e atrasada* para relatar sobre o dia mais importante do ano: o Dia Internacional das Mulheres *-*
Então me digam, como passaram o de vocês? o meu foi o tipico de sempre (muitas felicitações, uma rosa (este ano um avanço: passei da tradicional branca para uma vermelha *prova real de q estou encalhada #nowfact* e é claro, chocolate *-*).

Entao, como estava impossibilitada de mexer aqui, fiquei pensando: qual a melhor maneira de falar do dia Internacional da Mulher? então, resolvi falar das grandes mulheres q passaram pela nossa história, e até hoje nao deixaram de ser admiradas. (caso queiram saber mais sobre a historia do dia e curiosidades, vejam o blog da Thay, em q ela fez uma matéria realmente interresante: http://japansbutterfly.blogspot.com/2011/03/feliiz-dia-das-guerreiras-o.html)

1 - Cleópatra
 

Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai.

2 - Joana Darc





Joana d’Arc foi uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu. Nasceu em 1412, no vilarejo de Domrémy, França. Pertencia a uma família de camponeses, foi educada para ser uma boa esposa, para isso aprendia as prendas domésticas. Fora isso, não recebera outro tipo de educação, era praticamente analfabeta. Ao completar 13 anos a jovem passou a ouvir vozes sagradas: São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida. A primeira orientação feita pelas vozes à Joana foi de que a menina deveria permanecer virgem para obter a salvação de sua alma. Mais tarde as vozes passaram a orientá-la sobre política, dizendo que deveria coroar o príncipe herdeiro do trono, Carlos, mais conhecido como delfim, e salvar a França dos ingleses. Joana foi concebida no ápice da Guerra dos Cem Anos, conflito que se iniciou em 1337 e teve fim em 1453. A situação francesa era crítica tanto na política como na economia.

3- Amelia Eahart
Amelia earhart.jpeg

Foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. Earhart foi a primeira mulher a receber a “The Distinguished Flying Cross”, condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico.Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre suas experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.
Amelie desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo em 1937. Foi declarada morta no dia 5 de Janeiro de 1939. Seu modo de vida, sua carreira e o modo como desapareceu até hoje fascinam as pessoas.

4 - Gabrielle Bonheur "Coco" Chanel


Foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.

5 - Rainha Elizabeth I

Elizabeth I Rainbow Portrait.jpg

foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess.
Seu reinado é conhecido por Período Elisabetano (ou Isabelino) ou ainda Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Christopher Marlowe e William Shakespeare. Era uma monarca temperamental e muito decidida. Esta última característica, vista com impaciência por seus conselheiros, frequentemente a manteve longe de desavenças políticas. Assim como seu pai, Henrique VIII, Isabel gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia.

6 - Helena de Tróia


Figura mitológica de beleza e graça incontestável, teria sido o motivo pelo qual os gregos batalharam os troianos na famosa guerra, ganha especialmente por um cavalo de madeira.

7- Nefertiti


 Rainha egípcia, junto com seu marido, o faraó Akhenaton, alterou as crenças religiosas de seu povo para o monoteísmo e levou-os a louvar o sol ao invés da lua.

8 - Chica da Silva (Brasil - de 1740 a 1796)



A escrava que se fez rainha, foi a primeira negra a alcançar prestígio e riqueza no Brasil após união consensual com o explorador de diamantes João Fernandes. Muitas de suas histórias entraram para o imaginário popular.

9 - Princesa Isabel 


Princesa imperial do Brasil e primeira senadora da nação, aboliu a escravatura e defendia o voto feminino e a reforma agrária. Era partidária de idéias modernas, e sua postura era considerada avançada para a época

10 -Madame Curie 

Junto com seu marido Pierre, foi Prêmio Nobel de Física de 1903 pelas suas pesquisas em radioatividade e Nobel em Química em 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.

E, como não poderia deixar de por, uma listinha única sobre nossa literatura:

1 - J.K.Rownling

é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.

2 - Emily Bronte


Foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes), hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell.

3 - Jane Austen


foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo.


4 - Clarice Lispector


Foi uma escritora brasileira nascida na Ucrânia, na época uma República Socialista Soviética. Em 1944 publicou seu primeiro romance, Perto do coração selvagem.


Bem, é isso pessoal

Bye XoXo Bye

2 comentários:

  1. Pena q o nosso dia seja apenas no dia 8 de março, tinha q ter pelo menos metade do ano deticada a mulher, afinal o q seria do mundo se não tivesse a mulherada???

    ResponderExcluir
  2. AMEI o post!!! Com certeza essas mulheres nos enchem de orgulho! São incríveis mesmo! TODAS elas.. e cada uma das que compõe o Universo inteiro no passado e nos dias de hoje *-*

    ResponderExcluir